Em 2023, a infraestrutura blockchain está cada vez mais envolvida na Camada 2, e a camada de aplicação, como finanças e interação social, carece de inovação suficiente. Portanto, a faixa de jogo de cadeia completa em conformidade com "Crypto Native" tornou-se líder na aplicação narrativa em camadas.
Escrito por: Gametaverso
Introdução ao desenvolvimento de jogos full-chain em 2023
Os jogos de toda a cadeia tiveram avanços muito significativos em 2023, atraindo cada vez mais a atenção de todos. Achamos que há vários motivos:
Jump Crypto esclareceu a conotação e extensão do conceito de jogos full-chain no início do ano, fazendo uma distinção clara entre jogos full-chain e GameFi.
Os motores de jogos baseados em ECS começaram a aparecer no início do ano, tornando mais conveniente a construção de aplicações complexas na cadeia.
O surgimento do Ticking Chain deu um salto qualitativo na taxa de atualização de quadros lógicos dos jogos full-chain, expandindo assim o tipo de jogos full-chain de categorias baseadas em turnos para categorias de estratégia em tempo real que exigem altas taxas de atualização.
As carteiras AA se tornarão populares em 2023, o que pode melhorar muito a experiência operacional dos jogos full-chain. A partir de agora, não há necessidade de assinar e autorizar cada etapa da operação da cadeia.
A tecnologia ZK desenvolveu-se rapidamente com a popularidade do ZK-Rollup, ajudando toda a cadeia de jogos a se expandir, desde jogos simétricos de informação até "jogos de informação assimétrica".
A narrativa dos Mundos Autônomos começou a vazar do círculo geek para o círculo VC, principalmente devido a dois eventos industriais relativamente grandes. O primeiro foi realizado pela ETHGlobal, 0xPARC e Lattice em maio, chamado "Autonomous Worlds Hackathon" hackathon online . A outra é uma conferência offline chamada “Assembleia de Mundos Autônomos”, realizada em Istambul em novembro.
Mais de uma dúzia de jogos full-chain entrarão no estágio testnet em 2023, demonstrando inicialmente jogabilidade.
Em 2023, a infra-estrutura blockchain está cada vez mais envolvida na Camada 2, e as camadas de aplicação, tais como finanças e interacção social, carecem de inovação suficiente.Portanto, a pista de jogo de cadeia completa que está em conformidade com "Crypto Native" tornou-se líder na camada de aplicação narrativa.
A seguir será elaborado a partir de diversos aspectos, como infraestrutura, lógica narrativa, jogos full-chain e financiamento da indústria.
a infraestrutura
Acreditamos que a infra-estrutura do jogo full-chain é o motor de jogo, Ticking Chain, sistema de ocultação de informações baseado em ZKP e conta AA.
Motor do jogo
Um mecanismo de jogo é uma estrutura de software usada para desenvolver e criar videogames. Inclui muitas funções básicas necessárias para o desenvolvimento de jogos. Para jogos Web2 tradicionais, geralmente inclui mecanismos de renderização, processamento de áudio, simulação física e sistemas de animação, etc. Ao usar um mecanismo de jogo, os desenvolvedores podem se concentrar no design e na criatividade do jogo sem ter que construir uma infraestrutura técnica completa do zero. Os mecanismos de jogos fornecem aos desenvolvedores de jogos uma ferramenta rápida e eficiente para reduzir custos e tempo de desenvolvimento.
Para jogos em toda a cadeia, também é necessária uma ferramenta que possa ajudar os desenvolvedores a implantar rapidamente a lógica do jogo. Isto pode não só encurtar o ciclo de desenvolvimento, mas também fornecer um padrão de dados unificado para o desenvolvimento iterativo subsequente e a interoperabilidade no ecossistema aberto. Se considerarmos o sistema blockchain como um banco de dados distribuído, não é fácil armazenar e ler dados de jogos de forma eficiente neste banco de dados distribuído, construir grandes contratos inteligentes e sincronizar com o status do front-end em tempo hábil. O mecanismo de jogo full-chain baseado na arquitetura ECS surgiu.
ECS (Entity-Component-System) é essencialmente um método de modelagem de estrutura de dados, e seu núcleo está em como armazenar e organizar dados.
Entidade: No modo ECS, entidade é um conceito abstrato. Ela não contém dados diretamente, mas os associa por meio de componentes. Uma entidade pode ser vista como um contêiner para um ou mais componentes e sua principal função é fornecer um identificador exclusivo para o componente.
Componente: Componente é o portador de dados. No modo ECS, todos os dados são encapsulados em componentes. Cada componente representa um atributo ou comportamento específico, como posição, velocidade, cor, etc. Os componentes contêm apenas dados e não contêm nenhuma lógica ou comportamento.
Sistema(): O sistema é onde os dados são processados. O sistema determina como tratar entidades com base em seus componentes. Cada sistema possui uma ou mais tarefas específicas, como renderização, simulação física, lógica de IA, etc.
Ele separa dados (componente) e comportamento (sistema), tornando o armazenamento e processamento de dados mais flexível e eficiente. As vantagens desta arquitetura são:
Composibilidade: Ao combinar diferentes componentes, entidades com diversas propriedades e comportamentos podem ser criadas sem a necessidade de criar um grande número de classes ou estruturas.
Localidade dos dados: como os componentes contêm apenas dados, os dados relacionados podem ser armazenados juntos, melhorando a utilização do cache e, assim, melhorando o desempenho.
Reutilização: o sistema se preocupa apenas com os dados, e não com a entidade de onde os dados vêm, portanto, o mesmo sistema pode ser reutilizado em várias entidades.
Paralelismo: Devido à separação de dados e comportamento, o processamento paralelo de dados em um ambiente multithread se torna mais fácil.
Embora Jump Crypto (@jump_) também tenha proposto um mecanismo de jogo com arquitetura ARC (Action Registry Core), acreditamos que essa arquitetura é apenas uma variante da arquitetura ECS e tem muitas limitações, então atualmente O chamado jogo full-chain a arquitetura do motor adota a arquitetura ECS.
MUD: O MUD do Lattice (@latticexyz) é o mecanismo de jogo full-chain mais antigo e famoso no campo Web3. Na versão anterior da primeira geração, foi claramente afirmado que o MUDv1 é uma estrutura baseada em ECS . Zhongshi Lattice anunciou a versão V2, que fez grandes mudanças na arquitetura geral do MUD. O MUDv2 inclui: Store (um banco de dados on-chain), World (uma estrutura de ponto de entrada que fornece controle de acesso padronizado, atualizações e módulos), Foundry ferramentas de desenvolvimento rápido baseadas em , um armazenamento de dados do cliente que reflete o estado da cadeia e MODE (um banco de dados Postgres que pode ser consultado usando SQL e reflete seu estado na cadeia). No final do ano, o MUD introduziu seu próprio rollup Layer2 separado (baseado no OP Stack), denominado Red Stone. Atualmente o MUD funciona apenas em cadeias compatíveis com EVM.
Dojo: Além de ser escrito em Solidity, Cairo da StarkNet também é uma linguagem comumente usada para jogos em toda a cadeia. No entanto, o MUD não joga bem com o Cairo. Portanto, os fundadores de Realms e Briq, dois projetos ativos no ecossistema StarkNet, Fork MUD e desenvolveram em conjunto o Dojo (@ohayo_dojo), um motor de cadeia completa baseado no Cairo.
World Engine: Argus (@ArgusLabs_) é uma estrutura Rollup fragmentada especialmente projetada para jogos full-chain. O World Engine está dividido em duas partes principais. A primeira parte é o núcleo, que consiste em dois elementos principais: o EVM Base Shard, uma camada de execução híbrida e sequenciador que suporta sharding, e o Game Shard, um mecanismo de jogo de alto desempenho mais uma camada de execução. Além disso, existem componentes periféricos, como retransmissão de transação e código de rede para comunicação cliente-servidor, e o provador ZK Cloud para jogos ZK como Dark Forest. Simplificando, o World Engine também usa a arquitetura ECS e vem com uma cadeia Layer2 compatível com EVM, e a cadeia pode obter uma atualização automática e eficiente do "quadro lógico".
Keystone: Curio (@0xcurio) abriu o código-fonte do Keystone em maio, uma cadeia L2 com mecanismos de jogo de cadeia completa Tick e ECS integrados. A cadeia é baseada no OP Stack. Esse design permite um desempenho mais rápido para todas as operações do ECS (como consultas e configurações de status) em comparação com a gravação do estado do ECS por meio de contratos inteligentes. Por meio da pré-compilação personalizada, os contratos inteligentes podem acessar o estado da cadeia ECS subjacente. A lógica do jogo pode ser escrita em Go em vez de Solidity, que pode ser massivamente paralelizada.
Outras cadeias também desenvolveram diferentes mecanismos de jogos de cadeia completa baseados na arquitetura ECS, como Obelisk (@0xObeliskLabs) baseado na linguagem MOVE, BOLT (@magicblock) baseado em Solana e assim por diante.
Corrente de tique-taque
Os jogos tradicionais são baseados em loop porque seu mecanismo operacional principal é o loop do jogo. Um loop de jogo é um processo iterativo que normalmente inclui as etapas de processamento da entrada do usuário, atualização do estado do jogo e renderização do mundo do jogo. Esse loop continua enquanto o jogo está em execução, geralmente dezenas a centenas de vezes por segundo para manter o mundo do jogo fluido. Nessa arquitetura, os sistemas de jogo (como mecanismos de física, sistemas de IA, etc.) inspecionam e processam as entidades e componentes do jogo de seu interesse em cada loop.
No entanto, a arquitetura do blockchain é baseada em push. Blockchain é um banco de dados distribuído que compartilha e armazena informações através de nós na rede. Quando um nó gera uma nova transação (como transferência, chamada de contrato, etc.), a transação será enviada para a rede.Depois de receber a transação, outros nós irão verificá-la e adicioná-la ao blockchain. Este é um processo passivo: os nós não procuram ativamente por novas transações, mas esperam que outros nós da rede enviem novas transações. Portanto, diz-se que a arquitetura blockchain é baseada em push.
Nos jogos Web2 tradicionais, a execução da função de loop do jogo também é chamada de "quadro lógico", que pode ser integrado ao servidor back-end do jogo ou configurado como um "servidor de pulsação" separado. Em jogos de cadeia completa, a sincronização lógica de quadros geralmente usa "atualização lenta" e "tique-taque manual" para executar loops de jogo ativos. A desvantagem disto é que a taxa de atualização do quadro lógico é relativamente baixa e a taxa de gás gerada é relativamente alta. @therealbytes alcança sincronização de quadros lógicos automatizada e eficiente pré-compilando funções de loop para nós de cadeia.
Os representantes aqui são World Engine e Keystone, que integraram a função de ticking chain na arquitetura ECS, aumentando assim a taxa de atualização síncrona do quadro lógico do jogo full-chain em uma ordem de magnitude e expandindo os temas que podem ser produzidos para full-chain. jogos em cadeia.escopo.
Carteira AA
Como cada etapa da operação do jogo em cadeia completa precisa ser carregada na cadeia, isso traz enormes inconvenientes no uso: é sempre impossível para os usuários assinar e autorizar transações em cada etapa. Para resolver este problema, o método anterior era configurar uma “Burner Wallet”.
A chamada Burner Wallet é uma carteira temporária gerada automaticamente quando o usuário visita o site do jogo. A chave privada é armazenada no cache local do navegador e cada transação é automaticamente autorizada. Isso só pode ser visto como uma solução temporária, afinal, desde que o usuário atualize o cache do navegador, a conta desaparecerá permanentemente. e carece de segurança e privacidade adequadas.
O surgimento da carteira abstrata da conta AA resolve completamente esse problema. Sabemos que existem atualmente dois tipos de contas no Ethereum: o primeiro endereço é uma conta de propriedade externa (EOA), muitas vezes chamada de conta de carteira, que consiste em uma chave privada e uma chave pública. Ela precisa autorizar e pagar gás para cada transação. . A outra é uma conta de contrato inteligente.Vários DApps implantados no Ethereum são executados na forma de contratos inteligentes.
Existem duas rotas para abstração de contas: a solução 4337 compatível e a solução nativa de abstração de contas. Atualmente Arbitrum, Polygon, Optimism e BNB não possuem abstrações de contas integradas nativamente. Mais são suportados através de 4337 produtos relacionados (como Biconomy, Stackup, etc.), e a infraestrutura ainda está em construção; enquanto as duas cadeias de Starknet e zkSync suportam abstração de contas nativas.
A carteira AA pode integrar chaves de sessão no Paymaster, ou seja, os usuários pré-aprovam transações para um jogo de cadeia completa com base em um conjunto de parâmetros, como uma determinada duração, um Gas máximo, o volume máximo de transação de um token específico, ou funções específicas de um contrato específico, etc. Isso pode proporcionar facilidade de uso ao jogador, ou seja, jogabilidade ininterrupta sem a necessidade de confirmação de assinatura para cada operação.
Outro desenvolvimento é o ERC-6551. Ele fornece uma conta de contrato inteligente para todos os tokens ERC-721. Essas contas não apenas permitem que os tokens ERC-721 possuam vários ativos, como ERC-20, ERC-721, ERC-1155, etc., mas também permitem que os tokens ERC-721 para interagir com várias interações de aplicativos. No campo de jogos full-chain, a transferência simultânea de ativos e IDs de jogos pode ser alcançada.
Informações ocultadas na cadeia com base no ZKP
"Fog of War" é um mecanismo comumente encontrado em jogos. Exemplos típicos incluem "StarCraft" e "Warcraft 3". Este design esconde informações cobrindo certas áreas do mapa do jogo, que só são reveladas quando o jogador explora essas áreas. Este mecanismo aumenta a imprevisibilidade do ambiente de jogo e é uma característica típica dos chamados jogos de informação incompleta. Os MMOs mais populares empregam mecânicas de jogo com informações imperfeitas, o que dá aos jogadores mais espaço para explorar e criar estratégias.
No entanto, na tecnologia blockchain, os dados geralmente são totalmente abertos e transparentes, o que dificulta a implementação de mecanismos de informação incompletos. No entanto, o jogo Dark Forest mantém sua privacidade com sucesso, enquanto os jogadores precisam enviar publicamente ações válidas e verificáveis usando a tecnologia de prova de conhecimento zero zkSNARKs. Dessa forma, Dark Forest cria um ambiente de jogo com informações incompletas no blockchain.
No entanto, este método complexo de ocultação de informações requer programação de circuito ZK personalizada, portanto, a ocultação extensiva de informações não pode ser alcançada em jogos de cadeia completa. É por isso que quase todos os jogos de cadeia completa em produção em 2023 não têm ""A névoa da guerra". O mercado ainda precisa de um circuito ZK universal que possa implementar a função "névoa de guerra", várias equipes estão tentando resolver esse problema, como a Zypher Games (@Zypher_Games), que lançou o zk-Game SDK por meio de wasm otimizado e pré-compilação.O contrato realiza um processo de embaralhamento descentralizado de alto desempenho e baixo custo. Sua aleatoriedade na cadeia não requer mais o VRF tradicional, alcançando descentralização e embaralhamento e jogos justos. O mecanismo de jogo de conhecimento zero UZKGE, lançado ao mesmo tempo, possui uma biblioteca Plonk altamente otimizada, que é um complemento para uma biblioteca de circuitos de conhecimento zero (ZK) em rápida expansão e é cuidadosamente elaborada para atender às diferentes necessidades dos desenvolvedores de jogos. Esses circuitos facilitam cálculos complexos e garantem a integridade da mecânica do jogo, ao mesmo tempo que protegem a privacidade do jogador.Essas tecnologias de criptografia permitem que os desenvolvedores de jogos verifiquem dados críticos do jogo sem revelar detalhes subjacentes.
Em outubro, @FlynnCalcutt de 0xPARC publicou um artigo, "ZK Hunt: uma exploração ao desconhecido", que introduziu como usar o método "Compromisso", circuito ZK e combinado com punição de token para implementar múltiplas cadeias. Ocultação de informações fornece novas ideias para fazendo jogos full-chain com informações assimétricas.
Lógica narrativa
Shanav K Mehta e Dev Bharel da Jumpy Crypto publicaram uma série de artigos chamada "Gaming Infrastructure" em janeiro, propondo a classificação de jogos on-chain, a definição específica de jogos full-chain, os benefícios de fazer jogos full-chain e Arquitetura de mecanismo de jogo de cadeia completa baseada em ARC. Neste ponto, os jogos em toda a cadeia tornaram-se uma pista determinística.
Agora sabemos que uma definição simples é esta:
Um jogo totalmente onchain significa que toda a lógica e status do jogo (ativos e outros) estão na cadeia e são implementados por meio de contratos inteligentes. Às vezes, também usamos “jogo onchain” para nos referirmos a ele. Na literatura sobre jogos on-chain, frequentemente vemos termos como “Mundo Autônomo” ou o equivalente “Realidade On-Chain”.
Mas o conceito de jogos full-chain é mais uma discussão técnica. O termo narrativo mais popular atualmente é "Mundo Autônomo", que vem de Ludens de Lattic. Ele escreveu um pequeno artigo em 2022 para explicar suas ideias, intitulado "Mundos Autônomos".
No artigo, Ludens acredita que o mundo autônomo é um "mundo com uma camada inferior de blockchain", ou seja, o mundo autônomo tem limites narrativos estritos e regras formais de introdução, e não requer indivíduos privilegiados para manter sua existência.
Esta frase descreve as três características principais do “mundo autônomo”:
Limites narrativos rígidos: Isso significa que o mundo tem um conjunto de regras básicas fixas e imutáveis. Eles não mudam com o tempo ou as circunstâncias, proporcionando uma sensação de estabilidade ao mundo.
Regra de introdução formalizada: Indica que existe um conjunto claro e fixo de regras para entrar e participar neste mundo. Essas regras incluem como fazer parte do mundo e como interagir dentro dele.
Não são necessários indivíduos privilegiados para sustentar a sua existência: O mundo é autossustentável e não depende de nenhum indivíduo ou organização em particular para manutenção ou gestão.
No conceito de Mundo Autônomo, o mundo não se refere especificamente a um lugar onde os humanos vivem, mas a um contêiner, um lugar que acomoda regras e narrativas. Estritamente falando, os conceitos de jogos full-chain e mundos autônomos não são completamente equivalentes. Todos os mundos autônomos são jogos full-chain, mas nem todos os jogos full-chain são mundos autônomos. Os jogos full-chain não podem ter permissões. Como a terra se expande, torna-se um mundo autônomo.
Além da narrativa do mundo autônomo, há outra narrativa relativamente simples de entender: o jogo full-chain é na verdade um “jogo descentralizado” (Jogo Descentralizado). Esta narrativa imita principalmente a formulação das Finanças Descentralizadas: uma vez que escrever regras financeiras em contratos inteligentes é chamado de “DeFi”, é natural escrever regras de jogo em contratos inteligentes e chamá-los de “DeGame”.
Jogos em toda a cadeia
Neste ano, muitos jogos full-chain entraram em fase de testes, embora a maioria deles ainda sejam difíceis, mas inicialmente concluíram a verificação de conceito, mostrando um certo grau de jogabilidade e combinação.
Conflito no Céu
Sky Strife (@skystrifeHQ) é um jogo de estratégia em tempo real (RTS) completo construído usando o mecanismo MUD. É feito pelos designers e desenvolvedores de jogos internos da Lattice. A jogabilidade de Sky Strife é semelhante a outros jogos de estratégia em tempo real. Tomando como exemplo o mapa para quatro jogadores, após o início, os quatro jogadores ficam localizados em suas respectivas bases principais nos quatro cantos do mapa. O objetivo dos jogadores é competir por mais recursos para produzir soldados e, em última análise, eliminar outros jogadores. O recurso do jogo é Ouro, expresso em g. Os jogadores podem consumir ouro na base principal para produzir unidades com diferentes poderes de ataque e velocidades de movimento.
Sky Strife iniciou uma nova rodada de testes beta públicos para a Temporada 0 em novembro e usou uma nova solução de expansão da Camada 2 projetada para jogos full-chain lançados pela Lattice: Redstone.
O início
Primodium (@primodiumgame) é um jogo de simulação de construção desenvolvido com base no motor MUD. O mecanismo do jogo é baseado no famoso jogo de simulação de negócios Factorio "Fatorio". Em Primodium, você precisa projetar e construir diferentes linhas de produção automáticas, combinar correias transportadoras, várias fábricas e recursos naturais no mapa para criar seu próprio complexo de construção de produção automatizada e expandir seu império no planeta. O império industrial continua para produzir produtos industriais cada vez mais complexos. As atividades lúdicas podem ser divididas em coleta, transporte, processamento, construção, pesquisa científica e combate. Os jogadores precisam coletar recursos continuamente, atualizar tecnologia, construir armas, derrotar outros jogadores e, por fim, dominar o planeta no jogo.
Célula
Cellula (@cellulalifegame) é um jogo de simulação de vida artificial de cadeia completa. Os jogadores podem explorar, cultivar, evoluir e coletar “vidas” únicas no jogo. Neste jogo, as regras do Jogo da Vida de Conway são vistas como o código genético da “vida”, determinando a sua forma e vitalidade. Ao usar a mesa de trabalho do jogo, os jogadores podem criar livremente várias sequências genéticas e criar sua própria “vida” na cadeia. Essas “vidas” possuem aparência e atributos únicos, apresentando uma variedade de formas de vida.
A altura do bloco Ethereum atua como "tempo" no jogo, e cada "vida" crescerá e evoluirá no ecossistema espaço-tempo Ethereum, assim como as criaturas aquáticas no mundo real gradualmente se adaptam à vida terrestre e eventualmente se tornam anfíbios. Porém, o ciclo da vida é sempre acompanhado de nascimento e morte – quando uma “vida” perde sua vitalidade, ela morrerá permanentemente na cadeia para dar lugar ao nascimento de uma nova “vida”.
Sobrevivente de saque
Loot Survivor (@LootRealms) é um jogo de aventura em masmorras de texto baseado no Dojo de Starknet. É o primeiro jogo no ecossistema mundial autônomo de Realms. Foi desenvolvido por Loothero, membro sênior da Bibliotheca DAO, e usa um mecanismo exclusivo Play2Die. Inspirados na história de fundo e na jogabilidade da comunidade Loot Project original, os jogadores precisarão lutar contra feras, superar obstáculos, coletar equipamentos para sobreviver e competir por posições mais altas nas tabelas de classificação.
Fronteira Negra
Dark Frontier (@DarkFrontierGG) é um remake do famoso jogo full-chain “Dark Forest”, com exatamente a mesma jogabilidade. É um remake do famoso jogo full-chain “Dark Forest”, e a jogabilidade é exatamente a mesma. Em Dark Frontier, cada jogador controla seu próprio planeta e precisa coletar recursos do planeta, construir bases e desenvolver tecnologia para melhorar suas capacidades de combate. Os jogadores podem usar edifícios de produção de recursos, pesquisa tecnológica e instalações de fabricação de armas para obter vantagem no combate. À medida que os jogadores voam pelo espaço interestelar, eles precisam descobrir outros planetas e recursos por meio de reconhecimento e exploração constantes. Quando dois jogadores descobrem o mesmo planeta ao mesmo tempo, eles podem optar por atacar o planeta ou escapar. Ao atacar, os jogadores precisam usar suas próprias armas para atacar a base adversária e aproveitar os recursos do adversário.
O jogo foi refeito pela Argus baseado no World Engine. A interface da tela melhorou muito em comparação com a primeira versão. Ele lançou uma versão beta pública em dezembro.
Existem mais de uma dúzia de outros jogos full-chain em produção ou em estágios iniciais de testes, como Gabby World, Infuence, Mississippi, Dope Wars, Mithraeum, Word3, PixeLAW, Shaoshin, Pirate Nation, etc., que não serão detalhado aqui. introdução.
Financiamento da Indústria
Os jogos de cadeia completa são uma subfaixa dos jogos de blockchain. Na fase de prova de conceito em 2023, não há muitos projetos com financiamento público. Vamos apresentá-los um por um.
Motor de jogo Argus Labs concluiu uma rodada inicial de financiamento de US$ 10 milhões, liderada pela Haun Ventures, com a participação de Elad Gil, Balaji Srinivasan, Siqi Chen, Kevin Aluwi, Sunny Agarwal, Calvin Liu, Scott Moore, Robot Ventures, Anagram e Capital de Dispersão.
O mecanismo de jogo Curio Research concluiu uma rodada inicial de financiamento de US$ 2,9 milhões, liderada pela Bain Capital Crypto, com a participação da TCG Crypto, Zonff Partners, Formless Capital, Smrti Lab, Robot Ventures e vários investidores anjos.
Motor de jogo Paima Studios recebeu uma doação de US$ 1,4 milhão da Cardano, e o código Paima está disponível no Github, permitindo a criação de jogos on-chain vinculados a NFTs, onde os estados do jogo podem ser vinculados a NFTs.
Proof of Play, uma startup de jogos blockchain fundada pelo cofundador do FarmVille, Amitt Mahajan, concluiu uma rodada inicial de financiamento de US$ 33 milhões, co-liderada por a16z e Greenoaks. Os investidores participantes incluem Mercury, Firebase, Zynga e Alchemy, e investidores individuais. incluem Ravikant, Balaji Srinivasan, os fundadores do Twitch, Justin Kan e Emmett Shear. Proof of Play tem como objetivo criar jogos blockchain divertidos e fáceis de usar. Seu primeiro jogo de RPG social chamado "Pirate Nation" lançou uma versão beta em dezembro do ano passado, na qual os jogadores podem lutar, criar, negociar e explorar e procurar. para tokens digitais rotulados como PGLD.
Citadel, um jogo full-chain, anunciou em novembro que havia concluído uma rodada inicial de financiamento de US$ 3,3 milhões, liderada por 1kx, com participação de Shima Capital, Hashed, Matchbox DAO, Ready Player DAO, etc.
Referências
_YYk9JbJz5t7U_eYOdbr5TnZsRbUw
Ver original
O conteúdo é apenas para referência, não uma solicitação ou oferta. Nenhum aconselhamento fiscal, de investimento ou jurídico é fornecido. Consulte a isenção de responsabilidade para obter mais informações sobre riscos.
Resumo anual de jogos de 2023 em toda a cadeia
Escrito por: Gametaverso
Introdução ao desenvolvimento de jogos full-chain em 2023
Os jogos de toda a cadeia tiveram avanços muito significativos em 2023, atraindo cada vez mais a atenção de todos. Achamos que há vários motivos:
A seguir será elaborado a partir de diversos aspectos, como infraestrutura, lógica narrativa, jogos full-chain e financiamento da indústria.
a infraestrutura
Acreditamos que a infra-estrutura do jogo full-chain é o motor de jogo, Ticking Chain, sistema de ocultação de informações baseado em ZKP e conta AA.
Motor do jogo
Um mecanismo de jogo é uma estrutura de software usada para desenvolver e criar videogames. Inclui muitas funções básicas necessárias para o desenvolvimento de jogos. Para jogos Web2 tradicionais, geralmente inclui mecanismos de renderização, processamento de áudio, simulação física e sistemas de animação, etc. Ao usar um mecanismo de jogo, os desenvolvedores podem se concentrar no design e na criatividade do jogo sem ter que construir uma infraestrutura técnica completa do zero. Os mecanismos de jogos fornecem aos desenvolvedores de jogos uma ferramenta rápida e eficiente para reduzir custos e tempo de desenvolvimento.
Para jogos em toda a cadeia, também é necessária uma ferramenta que possa ajudar os desenvolvedores a implantar rapidamente a lógica do jogo. Isto pode não só encurtar o ciclo de desenvolvimento, mas também fornecer um padrão de dados unificado para o desenvolvimento iterativo subsequente e a interoperabilidade no ecossistema aberto. Se considerarmos o sistema blockchain como um banco de dados distribuído, não é fácil armazenar e ler dados de jogos de forma eficiente neste banco de dados distribuído, construir grandes contratos inteligentes e sincronizar com o status do front-end em tempo hábil. O mecanismo de jogo full-chain baseado na arquitetura ECS surgiu.
ECS (Entity-Component-System) é essencialmente um método de modelagem de estrutura de dados, e seu núcleo está em como armazenar e organizar dados.
Ele separa dados (componente) e comportamento (sistema), tornando o armazenamento e processamento de dados mais flexível e eficiente. As vantagens desta arquitetura são:
Embora Jump Crypto (@jump_) também tenha proposto um mecanismo de jogo com arquitetura ARC (Action Registry Core), acreditamos que essa arquitetura é apenas uma variante da arquitetura ECS e tem muitas limitações, então atualmente O chamado jogo full-chain a arquitetura do motor adota a arquitetura ECS.
MUD: O MUD do Lattice (@latticexyz) é o mecanismo de jogo full-chain mais antigo e famoso no campo Web3. Na versão anterior da primeira geração, foi claramente afirmado que o MUDv1 é uma estrutura baseada em ECS . Zhongshi Lattice anunciou a versão V2, que fez grandes mudanças na arquitetura geral do MUD. O MUDv2 inclui: Store (um banco de dados on-chain), World (uma estrutura de ponto de entrada que fornece controle de acesso padronizado, atualizações e módulos), Foundry ferramentas de desenvolvimento rápido baseadas em , um armazenamento de dados do cliente que reflete o estado da cadeia e MODE (um banco de dados Postgres que pode ser consultado usando SQL e reflete seu estado na cadeia). No final do ano, o MUD introduziu seu próprio rollup Layer2 separado (baseado no OP Stack), denominado Red Stone. Atualmente o MUD funciona apenas em cadeias compatíveis com EVM.
Dojo: Além de ser escrito em Solidity, Cairo da StarkNet também é uma linguagem comumente usada para jogos em toda a cadeia. No entanto, o MUD não joga bem com o Cairo. Portanto, os fundadores de Realms e Briq, dois projetos ativos no ecossistema StarkNet, Fork MUD e desenvolveram em conjunto o Dojo (@ohayo_dojo), um motor de cadeia completa baseado no Cairo.
World Engine: Argus (@ArgusLabs_) é uma estrutura Rollup fragmentada especialmente projetada para jogos full-chain. O World Engine está dividido em duas partes principais. A primeira parte é o núcleo, que consiste em dois elementos principais: o EVM Base Shard, uma camada de execução híbrida e sequenciador que suporta sharding, e o Game Shard, um mecanismo de jogo de alto desempenho mais uma camada de execução. Além disso, existem componentes periféricos, como retransmissão de transação e código de rede para comunicação cliente-servidor, e o provador ZK Cloud para jogos ZK como Dark Forest. Simplificando, o World Engine também usa a arquitetura ECS e vem com uma cadeia Layer2 compatível com EVM, e a cadeia pode obter uma atualização automática e eficiente do "quadro lógico".
Keystone: Curio (@0xcurio) abriu o código-fonte do Keystone em maio, uma cadeia L2 com mecanismos de jogo de cadeia completa Tick e ECS integrados. A cadeia é baseada no OP Stack. Esse design permite um desempenho mais rápido para todas as operações do ECS (como consultas e configurações de status) em comparação com a gravação do estado do ECS por meio de contratos inteligentes. Por meio da pré-compilação personalizada, os contratos inteligentes podem acessar o estado da cadeia ECS subjacente. A lógica do jogo pode ser escrita em Go em vez de Solidity, que pode ser massivamente paralelizada.
Outras cadeias também desenvolveram diferentes mecanismos de jogos de cadeia completa baseados na arquitetura ECS, como Obelisk (@0xObeliskLabs) baseado na linguagem MOVE, BOLT (@magicblock) baseado em Solana e assim por diante.
Corrente de tique-taque
Os jogos tradicionais são baseados em loop porque seu mecanismo operacional principal é o loop do jogo. Um loop de jogo é um processo iterativo que normalmente inclui as etapas de processamento da entrada do usuário, atualização do estado do jogo e renderização do mundo do jogo. Esse loop continua enquanto o jogo está em execução, geralmente dezenas a centenas de vezes por segundo para manter o mundo do jogo fluido. Nessa arquitetura, os sistemas de jogo (como mecanismos de física, sistemas de IA, etc.) inspecionam e processam as entidades e componentes do jogo de seu interesse em cada loop.
No entanto, a arquitetura do blockchain é baseada em push. Blockchain é um banco de dados distribuído que compartilha e armazena informações através de nós na rede. Quando um nó gera uma nova transação (como transferência, chamada de contrato, etc.), a transação será enviada para a rede.Depois de receber a transação, outros nós irão verificá-la e adicioná-la ao blockchain. Este é um processo passivo: os nós não procuram ativamente por novas transações, mas esperam que outros nós da rede enviem novas transações. Portanto, diz-se que a arquitetura blockchain é baseada em push.
Nos jogos Web2 tradicionais, a execução da função de loop do jogo também é chamada de "quadro lógico", que pode ser integrado ao servidor back-end do jogo ou configurado como um "servidor de pulsação" separado. Em jogos de cadeia completa, a sincronização lógica de quadros geralmente usa "atualização lenta" e "tique-taque manual" para executar loops de jogo ativos. A desvantagem disto é que a taxa de atualização do quadro lógico é relativamente baixa e a taxa de gás gerada é relativamente alta. @therealbytes alcança sincronização de quadros lógicos automatizada e eficiente pré-compilando funções de loop para nós de cadeia.
Os representantes aqui são World Engine e Keystone, que integraram a função de ticking chain na arquitetura ECS, aumentando assim a taxa de atualização síncrona do quadro lógico do jogo full-chain em uma ordem de magnitude e expandindo os temas que podem ser produzidos para full-chain. jogos em cadeia.escopo.
Carteira AA
Como cada etapa da operação do jogo em cadeia completa precisa ser carregada na cadeia, isso traz enormes inconvenientes no uso: é sempre impossível para os usuários assinar e autorizar transações em cada etapa. Para resolver este problema, o método anterior era configurar uma “Burner Wallet”.
A chamada Burner Wallet é uma carteira temporária gerada automaticamente quando o usuário visita o site do jogo. A chave privada é armazenada no cache local do navegador e cada transação é automaticamente autorizada. Isso só pode ser visto como uma solução temporária, afinal, desde que o usuário atualize o cache do navegador, a conta desaparecerá permanentemente. e carece de segurança e privacidade adequadas.
O surgimento da carteira abstrata da conta AA resolve completamente esse problema. Sabemos que existem atualmente dois tipos de contas no Ethereum: o primeiro endereço é uma conta de propriedade externa (EOA), muitas vezes chamada de conta de carteira, que consiste em uma chave privada e uma chave pública. Ela precisa autorizar e pagar gás para cada transação. . A outra é uma conta de contrato inteligente.Vários DApps implantados no Ethereum são executados na forma de contratos inteligentes.
Existem duas rotas para abstração de contas: a solução 4337 compatível e a solução nativa de abstração de contas. Atualmente Arbitrum, Polygon, Optimism e BNB não possuem abstrações de contas integradas nativamente. Mais são suportados através de 4337 produtos relacionados (como Biconomy, Stackup, etc.), e a infraestrutura ainda está em construção; enquanto as duas cadeias de Starknet e zkSync suportam abstração de contas nativas.
A carteira AA pode integrar chaves de sessão no Paymaster, ou seja, os usuários pré-aprovam transações para um jogo de cadeia completa com base em um conjunto de parâmetros, como uma determinada duração, um Gas máximo, o volume máximo de transação de um token específico, ou funções específicas de um contrato específico, etc. Isso pode proporcionar facilidade de uso ao jogador, ou seja, jogabilidade ininterrupta sem a necessidade de confirmação de assinatura para cada operação.
Outro desenvolvimento é o ERC-6551. Ele fornece uma conta de contrato inteligente para todos os tokens ERC-721. Essas contas não apenas permitem que os tokens ERC-721 possuam vários ativos, como ERC-20, ERC-721, ERC-1155, etc., mas também permitem que os tokens ERC-721 para interagir com várias interações de aplicativos. No campo de jogos full-chain, a transferência simultânea de ativos e IDs de jogos pode ser alcançada.
Informações ocultadas na cadeia com base no ZKP
"Fog of War" é um mecanismo comumente encontrado em jogos. Exemplos típicos incluem "StarCraft" e "Warcraft 3". Este design esconde informações cobrindo certas áreas do mapa do jogo, que só são reveladas quando o jogador explora essas áreas. Este mecanismo aumenta a imprevisibilidade do ambiente de jogo e é uma característica típica dos chamados jogos de informação incompleta. Os MMOs mais populares empregam mecânicas de jogo com informações imperfeitas, o que dá aos jogadores mais espaço para explorar e criar estratégias.
No entanto, na tecnologia blockchain, os dados geralmente são totalmente abertos e transparentes, o que dificulta a implementação de mecanismos de informação incompletos. No entanto, o jogo Dark Forest mantém sua privacidade com sucesso, enquanto os jogadores precisam enviar publicamente ações válidas e verificáveis usando a tecnologia de prova de conhecimento zero zkSNARKs. Dessa forma, Dark Forest cria um ambiente de jogo com informações incompletas no blockchain.
No entanto, este método complexo de ocultação de informações requer programação de circuito ZK personalizada, portanto, a ocultação extensiva de informações não pode ser alcançada em jogos de cadeia completa. É por isso que quase todos os jogos de cadeia completa em produção em 2023 não têm ""A névoa da guerra". O mercado ainda precisa de um circuito ZK universal que possa implementar a função "névoa de guerra", várias equipes estão tentando resolver esse problema, como a Zypher Games (@Zypher_Games), que lançou o zk-Game SDK por meio de wasm otimizado e pré-compilação.O contrato realiza um processo de embaralhamento descentralizado de alto desempenho e baixo custo. Sua aleatoriedade na cadeia não requer mais o VRF tradicional, alcançando descentralização e embaralhamento e jogos justos. O mecanismo de jogo de conhecimento zero UZKGE, lançado ao mesmo tempo, possui uma biblioteca Plonk altamente otimizada, que é um complemento para uma biblioteca de circuitos de conhecimento zero (ZK) em rápida expansão e é cuidadosamente elaborada para atender às diferentes necessidades dos desenvolvedores de jogos. Esses circuitos facilitam cálculos complexos e garantem a integridade da mecânica do jogo, ao mesmo tempo que protegem a privacidade do jogador.Essas tecnologias de criptografia permitem que os desenvolvedores de jogos verifiquem dados críticos do jogo sem revelar detalhes subjacentes.
Em outubro, @FlynnCalcutt de 0xPARC publicou um artigo, "ZK Hunt: uma exploração ao desconhecido", que introduziu como usar o método "Compromisso", circuito ZK e combinado com punição de token para implementar múltiplas cadeias. Ocultação de informações fornece novas ideias para fazendo jogos full-chain com informações assimétricas.
Lógica narrativa
Shanav K Mehta e Dev Bharel da Jumpy Crypto publicaram uma série de artigos chamada "Gaming Infrastructure" em janeiro, propondo a classificação de jogos on-chain, a definição específica de jogos full-chain, os benefícios de fazer jogos full-chain e Arquitetura de mecanismo de jogo de cadeia completa baseada em ARC. Neste ponto, os jogos em toda a cadeia tornaram-se uma pista determinística.
Agora sabemos que uma definição simples é esta:
Um jogo totalmente onchain significa que toda a lógica e status do jogo (ativos e outros) estão na cadeia e são implementados por meio de contratos inteligentes. Às vezes, também usamos “jogo onchain” para nos referirmos a ele. Na literatura sobre jogos on-chain, frequentemente vemos termos como “Mundo Autônomo” ou o equivalente “Realidade On-Chain”.
Mas o conceito de jogos full-chain é mais uma discussão técnica. O termo narrativo mais popular atualmente é "Mundo Autônomo", que vem de Ludens de Lattic. Ele escreveu um pequeno artigo em 2022 para explicar suas ideias, intitulado "Mundos Autônomos".
No artigo, Ludens acredita que o mundo autônomo é um "mundo com uma camada inferior de blockchain", ou seja, o mundo autônomo tem limites narrativos estritos e regras formais de introdução, e não requer indivíduos privilegiados para manter sua existência.
Esta frase descreve as três características principais do “mundo autônomo”:
No conceito de Mundo Autônomo, o mundo não se refere especificamente a um lugar onde os humanos vivem, mas a um contêiner, um lugar que acomoda regras e narrativas. Estritamente falando, os conceitos de jogos full-chain e mundos autônomos não são completamente equivalentes. Todos os mundos autônomos são jogos full-chain, mas nem todos os jogos full-chain são mundos autônomos. Os jogos full-chain não podem ter permissões. Como a terra se expande, torna-se um mundo autônomo.
Além da narrativa do mundo autônomo, há outra narrativa relativamente simples de entender: o jogo full-chain é na verdade um “jogo descentralizado” (Jogo Descentralizado). Esta narrativa imita principalmente a formulação das Finanças Descentralizadas: uma vez que escrever regras financeiras em contratos inteligentes é chamado de “DeFi”, é natural escrever regras de jogo em contratos inteligentes e chamá-los de “DeGame”.
Jogos em toda a cadeia
Neste ano, muitos jogos full-chain entraram em fase de testes, embora a maioria deles ainda sejam difíceis, mas inicialmente concluíram a verificação de conceito, mostrando um certo grau de jogabilidade e combinação.
Conflito no Céu
Sky Strife (@skystrifeHQ) é um jogo de estratégia em tempo real (RTS) completo construído usando o mecanismo MUD. É feito pelos designers e desenvolvedores de jogos internos da Lattice. A jogabilidade de Sky Strife é semelhante a outros jogos de estratégia em tempo real. Tomando como exemplo o mapa para quatro jogadores, após o início, os quatro jogadores ficam localizados em suas respectivas bases principais nos quatro cantos do mapa. O objetivo dos jogadores é competir por mais recursos para produzir soldados e, em última análise, eliminar outros jogadores. O recurso do jogo é Ouro, expresso em g. Os jogadores podem consumir ouro na base principal para produzir unidades com diferentes poderes de ataque e velocidades de movimento.
Sky Strife iniciou uma nova rodada de testes beta públicos para a Temporada 0 em novembro e usou uma nova solução de expansão da Camada 2 projetada para jogos full-chain lançados pela Lattice: Redstone.
O início
Primodium (@primodiumgame) é um jogo de simulação de construção desenvolvido com base no motor MUD. O mecanismo do jogo é baseado no famoso jogo de simulação de negócios Factorio "Fatorio". Em Primodium, você precisa projetar e construir diferentes linhas de produção automáticas, combinar correias transportadoras, várias fábricas e recursos naturais no mapa para criar seu próprio complexo de construção de produção automatizada e expandir seu império no planeta. O império industrial continua para produzir produtos industriais cada vez mais complexos. As atividades lúdicas podem ser divididas em coleta, transporte, processamento, construção, pesquisa científica e combate. Os jogadores precisam coletar recursos continuamente, atualizar tecnologia, construir armas, derrotar outros jogadores e, por fim, dominar o planeta no jogo.
Célula
Cellula (@cellulalifegame) é um jogo de simulação de vida artificial de cadeia completa. Os jogadores podem explorar, cultivar, evoluir e coletar “vidas” únicas no jogo. Neste jogo, as regras do Jogo da Vida de Conway são vistas como o código genético da “vida”, determinando a sua forma e vitalidade. Ao usar a mesa de trabalho do jogo, os jogadores podem criar livremente várias sequências genéticas e criar sua própria “vida” na cadeia. Essas “vidas” possuem aparência e atributos únicos, apresentando uma variedade de formas de vida.
A altura do bloco Ethereum atua como "tempo" no jogo, e cada "vida" crescerá e evoluirá no ecossistema espaço-tempo Ethereum, assim como as criaturas aquáticas no mundo real gradualmente se adaptam à vida terrestre e eventualmente se tornam anfíbios. Porém, o ciclo da vida é sempre acompanhado de nascimento e morte – quando uma “vida” perde sua vitalidade, ela morrerá permanentemente na cadeia para dar lugar ao nascimento de uma nova “vida”.
Sobrevivente de saque
Loot Survivor (@LootRealms) é um jogo de aventura em masmorras de texto baseado no Dojo de Starknet. É o primeiro jogo no ecossistema mundial autônomo de Realms. Foi desenvolvido por Loothero, membro sênior da Bibliotheca DAO, e usa um mecanismo exclusivo Play2Die. Inspirados na história de fundo e na jogabilidade da comunidade Loot Project original, os jogadores precisarão lutar contra feras, superar obstáculos, coletar equipamentos para sobreviver e competir por posições mais altas nas tabelas de classificação.
Fronteira Negra
Dark Frontier (@DarkFrontierGG) é um remake do famoso jogo full-chain “Dark Forest”, com exatamente a mesma jogabilidade. É um remake do famoso jogo full-chain “Dark Forest”, e a jogabilidade é exatamente a mesma. Em Dark Frontier, cada jogador controla seu próprio planeta e precisa coletar recursos do planeta, construir bases e desenvolver tecnologia para melhorar suas capacidades de combate. Os jogadores podem usar edifícios de produção de recursos, pesquisa tecnológica e instalações de fabricação de armas para obter vantagem no combate. À medida que os jogadores voam pelo espaço interestelar, eles precisam descobrir outros planetas e recursos por meio de reconhecimento e exploração constantes. Quando dois jogadores descobrem o mesmo planeta ao mesmo tempo, eles podem optar por atacar o planeta ou escapar. Ao atacar, os jogadores precisam usar suas próprias armas para atacar a base adversária e aproveitar os recursos do adversário.
O jogo foi refeito pela Argus baseado no World Engine. A interface da tela melhorou muito em comparação com a primeira versão. Ele lançou uma versão beta pública em dezembro.
Existem mais de uma dúzia de outros jogos full-chain em produção ou em estágios iniciais de testes, como Gabby World, Infuence, Mississippi, Dope Wars, Mithraeum, Word3, PixeLAW, Shaoshin, Pirate Nation, etc., que não serão detalhado aqui. introdução.
Financiamento da Indústria
Os jogos de cadeia completa são uma subfaixa dos jogos de blockchain. Na fase de prova de conceito em 2023, não há muitos projetos com financiamento público. Vamos apresentá-los um por um.