AI生态líderVirtuals:培育自治Agent打造新型数字国度

robot
Geração do resumo em andamento

AI生态líderVirtuals:真正拥有自治权的Agent比组合更重要

Como um dos principais projetos representativos da infraestrutura de Agentes de IA em criptomoedas, o Virtuals Protocol quase cultivou mais de 80% dos agentes de IA na nova blockchain BASE. O framework de agentes multimodais geradores G.A.M.E, que foi lançado, também é uma escolha popular para agentes no campo dos jogos Web3 e do metaverso.

Transformando-se de um DAO de jogos em uma plataforma de agentes de IA, o Virtuals Protocol criou um valor de mercado de quase 4 bilhões de dólares desde o lançamento do token do protocolo em outubro do ano passado. Como um Launchpad, o Virtuals tem se saído bem, gerando 70 milhões de dólares em receita em 4 meses. Vários projetos de destaque fazem parte do seu ecossistema, como o KOL de criptomoedas AIXBT, a influenciadora virtual Luna e a estrutura de desenvolvimento de agentes de IA G.A.M.E. Porém, para a equipe de desenvolvimento, suas ambições vão além disso; além de ser uma plataforma de agentes de IA, é um ecossistema vibrante, cheio de espaço para imaginação ilimitada.

O CEO e cofundador da Virtuals, Jansen Teng, compartilhou sua visão sobre o futuro dos agentes de IA e da IA descentralizada. A conversa abrangeu desenvolvimentos importantes em autonomia de agentes, tokenização e caminhos da economia de agentes.

A origem e evolução dos Virtuais

Jansen Teng afirmou que a Virtuals era inicialmente uma Gaming DAO focada na área dos jogos em blockchain. O colapso da FTX e da 3AC em 2022 levou-os a fazer ajustes e decidiram adotar uma abordagem mais profunda, iniciando uma guilda de jogos, focando na interseção de aplicações de consumo, criptografia, jogos e entretenimento.

Em 2023, o surgimento do ChatGPT gerou ampla atenção. Inspirada por um artigo de Junon Park da Universidade de Stanford que explora a autonomia da IA, a equipe começou a incorporar o conceito de agentes autônomos em projetos em desenvolvimento. Eles desenvolveram um influenciador do TikTok totalmente impulsionado por IA, ao mesmo tempo que estão desenvolvendo agentes de IA autônomos como NPCs, para substituir os NPCs estáticos do Roblox.

Quando os influenciadores de IA do TikTok conseguem receber entre 5000 e 10.000 dólares em gorjetas diariamente, a equipe percebeu o potencial dos agentes como ativos produtivos. Isso os levou a decidir combinar agentes, criptomoeda, jogos e entretenimento para construir uma nova plataforma.

Em janeiro de 2024, o Virtuals Protocol será oficialmente lançado. Inicialmente, eles se concentraram na construção de infraestrutura descentralizada, mas depois perceberam que o mercado estava mais interessado em "tokenização e especulação". Portanto, a segunda versão se concentra mais na tokenização de agentes.

Análise do Quadro de Agentes e Capacidades Autônomas

Jansen acredita que as vantagens dos agentes de IA nas redes de criptomoedas estão no fato de que eles podem controlar carteiras de criptomoedas e participar de sistemas econômicos sem permissão. Isso os torna muito diferentes dos agentes do Web2, que nunca poderão ter suas próprias contas bancárias.

Ele apontou que, ao iniciar um agente, haverá uma taxa de transação de 1% que será retornada para a carteira do agente. Essas taxas podem ser usadas para cobrir os custos de custódia, custos de inferência e outros custos necessários para estabelecer o agente. Atualmente, observa-se que o dinheiro ganho pelo agente é suficiente para cobrir seus próprios custos.

Jansen também mencionou uma potencial vantagem: permitir que as pessoas contribuam de forma descentralizada para um agente de alto valor e recompense e rastreie essas contribuições através de mecanismos de economia criptográfica.

Visão da Economia de Agentes

Jansen compartilhou suas observações e visão sobre a economia de agentes:

  1. O agente está numa fase autónoma orientada para objetivos, sendo capaz de tomar decisões e planear ações de forma autónoma.
  2. O agente existe a nível social, podendo interagir com humanos e outros agentes.
  3. O agente controla a carteira de criptomoedas e pode influenciar outras entidades.
  4. Muitos agentes especializam-se nas áreas em que são proficientes.

Ele acredita que o desenvolvimento futuro será os agentes decidindo autonomamente a cooperação, a fim de alcançar metas de produção mais eficientes. No futuro, pode haver cenários em que humanos e agentes vivem juntos, cooperam e constroem nações produtivas ou nações em rede.

Jansen afirmou que a visão dos Virtuals evoluiu para a construção de uma nação. Eles veem o $VIRTUAL como a moeda dessa nação, o Agent como empresas ou microempresas dentro da nação, e os humanos como imigrantes dessa nação.

Função do framework e interoperabilidade

Sobre o papel do quadro, Jansen explicou que o objetivo de design do quadro G.A.M.E é permitir que os agentes operem em um espaço de ação mais amplo. Ele acredita que haverá alguns quadros genéricos adequados para desenvolvedores de nível médio, enquanto também haverá alguns desenvolvedores de topo que construirão quadros mais especializados com base em suas necessidades.

Jansen espera que estruturas como Eliza ou Zerebro possam atender às necessidades da comunidade de desenvolvedores de médio porte, que será um mercado muito grande. Ele vê cada estrutura como o "cérebro" dos agentes, que podem colaborar entre si para construir este mundo autônomo.

Aquisição de valor em projetos de IA criptográfica

Jansen acredita que o valor dos Agentes de alto valor reside no fato de que eles possuem modelos privados não divulgados ou têm vantagens a nível de distribuição. Ele aponta que, como em toda a tecnologia, haverá uma pequena parte de pessoas que, puramente do ponto de vista do avanço tecnológico, podem optar por apoiar concorrentes, levando a uma situação de competição entre código aberto e centralização.

Sobre por que os desenvolvedores tradicionais de IA estariam dispostos a se juntar a projetos de IA criptográfica, Jansen acredita que há duas principais atratividades: esses projetos podem oferecer mais espaço para experimentação e maiores possibilidades, além de que o setor de criptografia parece ser mais fácil de formar capital do que o campo tradicional de IA.

Desafio de Infraestrutura de IA Descentralizada

A visão de Jansen sobre projetos de infraestrutura de IA descentralizada é algo controversa. Ele acredita que a influência dessas infraestruturas sobre os Agentes pode não ser tão importante quanto muitos pensam. A essência do Agente é diversificada e cross-chain, e o importante é que ele seja capaz de resolver problemas práticos e fornecer serviços valiosos, sem necessariamente depender de uma determinada arquitetura subjacente.

Ele apontou que muitas infraestruturas descentralizadas atualmente ainda não estão preparadas para lidar com escalas de produção, apresentando grandes problemas de latência e com baixa estabilidade do sistema, o que as torna inadequadas para aplicações em grande escala.

Coordenação de Agentes e Visão de Negócios

Jansen enfatiza que a verdadeira inovação ocorre quando os Agentes não são mais "escravos" das sugestões humanas, mas sim possuem autonomia e consciência, sendo capazes de tomar decisões. Ele acredita que o foco dos Virtuals é desenvolver Agentes que tenham verdadeira autonomia, permitindo-lhes tomar decisões conscientes, em vez de serem apenas uma combinação de vários Agentes.

Ele encoraja os desenvolvedores a não se focarem apenas em agentes de informação como AIXBT, mas a tentarem desenvolver agentes mais diversificados. Jansen sugere que os desenvolvedores não devem perseguir modas passageiras, mas sim fazer algo mais legal, criando diferentes valores.

Delphi Digital conversa sobre Virtuals: Agentes com verdadeira autonomia são mais importantes do que combinações

Perspectivas futuras da interação entre IA e humanos

Sobre o futuro da IA, Jansen acredita que os humanos e a IA têm suas próprias vantagens. No futuro, algumas funções criativas podem ser dominadas por IA mais criativa ou por humanos, enquanto outras funções mais mecânicas ou repetitivas serão realizadas pela IA.

Embora os Agentes possam ter alguma autonomia, eles carecem da capacidade de pensamento abstrato e não conseguem ser criativos como os humanos. Jansen prevê que poderemos ver mais Agentes a colaborar com humanos, em vez de uma simples dominação da IA.

AGENT-3.6%
Ver original
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
  • Recompensa
  • 5
  • Compartilhar
Comentário
0/400
ChainSauceMastervip
· 11h atrás
4 mil milhões de dólares é tudo isso? Está a falar a sério?
Ver originalResponder0
WalletDetectivevip
· 11h atrás
Está um pouco inchado.
Ver originalResponder0
InscriptionGrillervip
· 11h atrás
Outra coisa que faz as pessoas de parvas, corre mais rápido que o XTZ.
Ver originalResponder0
Ser_Liquidatedvip
· 12h atrás
Olhar para o prato e não para a receita, quem é responsável quando tudo desmorona?
Ver originalResponder0
MemecoinResearchervip
· 12h atrás
executando estatísticas de mercado em virtuais... em alta af nfa
Ver originalResponder0
Faça trade de criptomoedas em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)